Área de beleza inigualável, apresenta suas peculiaridades tanto no período de seca, como no de chuvas, atraindo as pessoas pelo misticismo e ecoturismo, pois é famosa pela energia espantosa que envolve a região, além das diversas cachoeiras, trilhas e paisagens inesquecíveis, a preservação do meio ambiente e a natureza ainda não tocada e degradada pelo homem, graças ao esforço do IBAMA, entidades ambientalistas, população local e da administração pública local.
A Chapada dos Veadeiros, nas palavras do pesquisador, escritor e terapeuta holístico Ergom Abraham, “é um local predestinado a ser uma espécie de berço do novo homem, ou berço de uma nova raça”.
Alto Paraíso de Goiás encontra-se no entroncamento rodoviário da GO-118 e GO-327, no coração da Chapada dos Veadeiros sendo seu principal Município.
É considerada o santuário Goiano do misticismo, esoterismo e espiritualismo. Atravessada pelo Paralelo 14, da mesma forma que Machu Pichu, no Peru, proporciona fantásticas histórias sobre discos voadores e seres extraterrestres.
Além do esoterismo, a cidade é propícia para o ecoturismo, visto que sua população tem uma consciência ecológica muito desenvolvida, e a natureza local é exuberante, com centenas de atrações dentre cachoeiras, vales, serras, fazendas, onde o acesso a esses locais se dá de automóvel até um certo ponto e depois caminhadas que podem variar de 300 metros a 10 km, porém todas inesquecíveis por sua beleza e magia.
A cidade conta com uma infraestrutura voltada para o turismo, oferecendo pousadas, hotéis, hotéis fazenda, restaurantes, bares, pizzaria, venda de artesanato e um Centro de Atendimento a Turistas onde você encontra guias cadastrados que os conduzirão aos passeios. Além do Aeroporto próximo à cidade que oferece inesquecível visão do mais belo pôr do sol da região.
Localizado no Estado de Goiás, a 250 Km de Brasília e 500 Km de Goiânia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pertence a uma das mais belas maravilhas encontradas no coração do Brasil – A Chapada dos Veadeiros. Criado em 11 de Janeiro de 1961 pelo Decreto no. 49.875 / 61, e ocupando área de 65.515 hectares, apresenta a seus visitantes um clima tropical quente semiúmido, com temperatura média anual de 24 a 26 graus centígrados, variando entre o mínimo de 4 a 8 graus centígrados e o máximo entre 40 e 42 graus centígrados.
Com altitudes de 600m a 1650m, corresponde ao pedi-plano mais alto do Brasil Central. No ponto mais alto do Parque encontra-se a Serra de Santana.
O principal rio que drena o Parque Nacional dos Veadeiros é o Rio Preto, afluente do Rio Tocantins. Ao longo do seu percurso podemos encontrar várias cachoeiras, entre elas o Salto do Rio Preto, com 120m de altura, a base do salto, com 80m, e as Cariocas. Igualmente de grande beleza despontam os Canyons, paredões de até 40m de altura e vãos de até 300m.
Cristais de rocha afloram do solo entre a bela flora com variada vegetação do cerrado, composta por matas ciliares, campos cerrados, cerrados abertos típicos, como também por florestas de galeria, onde podem ser encontradas mais de 25 espécies de orquídeas, além de outras como o Pau d’Arco Roxo, a Copaíba, a Aroeira, a Tamanqueira, o Jerivá, os Buritis e o Babaçu.
A rica fauna da região abriga espécies ameaçadas de extinção como o Veado Campeiro, o Cervo do Pantanal, a Onça Pintada e o Lobo Guará, além de outras como a Ema, a Seriema, o Tapeti, o Tatu Canastra, o Tamanduá Bandeira, a Capivara, a Anta, o Tucano de Bico Verde, o Urubu Rei e o Urubu Preto.
O Parque Nacional dos Veadeiros dispõe de um centro de visitantes, além de alojamento para pesquisadores. A visitação é feita com acompanhamento de guias que podem ser encontrados na comunidade de Alto Paraíso de Goiás ou no povoado de São Jorge, vizinho ao Parque.