Menu aqui

Mostra de Dança Contemporânea

0
Posted 22 de April de 2015 by Ton Freitas in Destaque
mostsra

Programação do festival reúne pesquisadores e espetáculos de diferentes regiões do País; evento alia apresentações de dança e oficinas profissionalizantes

Com quase quinze dias dedicados à dança, o Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea chega à sua sétima edição e se consolida como um dos grandes eventos artísticos do Centro-Oeste. Realizado entre os dias 27 de abril a 10 de maio, a mostra acontece no Teatro Goiânia e no Espaço Quasar e leva para Goiânia sete espetáculos de todos os cantos do País, inclusive um internacional. O evento é idealizado pela produtora cultural Vera Bicalho e realizado pela Quasar Companhia de Dança, com patrocínio do O Boticário na Dança através do Ministério da Cultura e da Caixa Econômica Federal e apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Considerado um dos festivais de dança mais importantes do País, a programação do Paralelo 16 reúne sete companhias que se apresentam durante a extensa programação: a internacional Modern Table Contemporary Dance Company, da Coreia; a já reconhecida Quasar Cia de Dança, que apresenta seu mais novo espetáculo Sobre Isto, Meu Corpo Não Cansa; a Cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Rio Grande do Norte; a companhia de dança do bailarino mineiro João Paulo Gross; o grupo de Edson Beserra e seu Composto de Ideias, do Distrito Federal; a Mimulus Cia. de Dança, de Minas Gerais; e o Grupo de Dança 1º Ato, também de Minas Gerais.

Cada grupo desenvolve um diferente espetáculo no Teatro Goiânia (a programação completa pode ser vista abaixo) em respectivas noites. Para abrir o festival, o Paralelo 16 traz para os palcos do Teatro Goiânia o espetáculo Darkness Poomba, da coreana Modern Table Contemporary Dance Company. Trata-se de uma peça que reitera o jogo dinâmico da dança, utilizando movimentos através de ações performáticas de seus intérpretes com uma sonoridade que beira o rock, numa atmosfera sofisticada e agressiva.

Segundo a diretora geral do Paralelo 16, Vera Bicalho, a mostra reitera a capacidade de Goiânia em receber as mais conceituadas companhias de dança do Brasil e do mundo. “Eventos como este gera uma grande movimentação no cenário cultural de toda a região Centro-Oeste. Além de promover o intercâmbio artístico entre diferentes Estados, a proposta da mostra é colocar Goiás no roteiro de grandes eventos de dança do País”, afirma.

Profissionalização e aprendizado

Muito além das apresentações artísticas, a sétima edição do Paralelo 16 ainda promove oficinas com o objetivo de capacitar e profissionalizar o mercado de dança em Goiás. Trata-se de três minicursos realizados por grandes nomes das artes, com a artista visual Sofia Orihuela, que dá a oficina A Câmera e o Movimento entre os dias 27 de abril a 03 de maio, o coreógrado da Modern Table, Jae Duk Kim, que dá uma oficina sobre dança contemporânea no dia 03 de maio e Jomar Mesquita, coreógrafo da Mimulus Cia. de Dança, que promove o curso Dança de Salão Sob a Visão Contemporânea, realizado no dia 10 de maio.

Para a diretora Vera Bicalho, as oficinas refletem o crescimento do aprendizado e pesquisa em dança em todo o País. “O evento atende a uma demanda continuada por espetáculos de dança por parte do público da capital de Goiás. O Paralelo 16 imprime na seleção de seus convidados, espetáculos com qualidade técnica, cênica e principalmente artística. O objetivo é a própria divulgação da dança como linguagem artística, voltada sempre para a formação de público e fomento aos trabalhos dos profissionais de arte”, reitera Vera.

Paralelo 16 ao longo dos anos

Em agosto de 2005 acontecia pela primeira vez em Goiânia uma mostra não competitiva de dança, que trazia para a capital nomes de destaque da dança contemporânea brasileira. O primeiro Paralelo 16 foi realizado pela então Agepel – Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira. O Paralelo ocupou os palcos do Teatro Goiânia e do Centro Cultural Martim Cererê.

A partir da primeira edição surgiu uma necessidade de se produzir eventos ligados à dança em Goiás. A edição seguinte aconteceu em 2009, com a participação do grupo espanhol La Intruza Danza. Já em 2010, o Paralelo consolidou-se com sua terceira edição. Foi realizado no Teatro Madre Esperança Garrido, e como atração internacional contou com a Compagnie Linga, da Suíça.

Em 2011 aconteceu a 4ª edição, que foi levada para o Distrito Federal. Neste ano o evento foi pensado para aproximar duas cidades no processo de produção e divulgação da dança brasileira. Com o apoio da Funarte houve um mês da dança no Teatro Plínio Marcos. Uma série de espetáculos e oficinas de dança contemporânea fizeram parte da versão brasiliense. Na quinta edição, grupos de diferentes Estados promoveram um verdadeiro intercambio com companhias locais. Já no ano passado, a edição do Paralelo 16 levou para Goiás espetáculos de dança de todo o País além de reiterar a profissionalização com cursos e oficinas.

 

PROGRAMAÇÃO

05 de maio

Darkness Poomba

Modern Table Contemporary Dance Company (Coreia)

 

06 de maio

Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa

Nega Lilu Cia. de Dança (GO)

 

07 de maio

Rio Cor de Rosa

Cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN)

 

O Crivo

João Paulo Gross (GO)

 

08 de maio

Vinil de Asfalto

Edson Beserra e seu Composto de Ideias (BSB)

 

09 de maio

Pretérito Imperfeito

Mimulus Cia.de Dança (MG)

 

10 de maio

InstHabilidade

Grupo de Dança 1º Ato (MG)

 

Sempre às 20h no Teatro Goiânia

 

OFICINAS

Oficina I

Data: 27 de abril a 03 de maio

Horário: 09h às 12h

Tema: A câmera e o Movimento

Ministrante: Sofia Orihuela

Inscrições encerradas

 

Oficina II

Data: 03 de maio (domingo)

Horário: 10h às 12h

Ministrantes: Jae Duk Kim (Modern Table)

Tema: Dança Contemporânea

Local: Espaço Quasar (Rua T-28, 717, Setor Bueno)

Inscrições: de 22 a 28 de abril

 

Oficina III

Data: 03 de maio (domingo)

Horário: 10h às 12h

Ministrantes: Jomar Mesquita (Mimulus Cia. de Dança)

Tema: Da Dança de Salão sob a Visão Contemporânea

Inscrições: 22 a 28 de abril

 

Local das oficinas: Espaço Quasar (Rua T-28, 717, Setor Bueno)

 

SERVIÇO

Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea

Data: 27 de abril a 10 de maio

Local: Teatro Goiânia / Espaço Quasar

Entrada: R$10,00 (inteira) / R$5,00 (meia-entrada)

Pontos de venda: Espaço Quasar (a partir de 27 de abril) / Teatro Goiânia (05 a 10 de maio)

 

 

CONTATOS PARA IMPRENSA

Quasar Cia de Dança – (62) 3251-5580

Clenon Ferreira (Assessoria de Comunicação) – (62)81143545

 

Cajá Comunicação

+11 62 81143545

cajacomunicacao@gmaill.com


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)