Menu aqui

Mais de 100 rótulos de vinhos estarão disponíveis no Wine Weekend

0
Posted 23 de June de 2017 by Ton Freitas in Destaque

Evento acontece na primeira semana de julho, no Castro’s Park Hotel

Resultado de imagem para wine weekend castros

No próximo dia 7 (sexta-feira), começa no  Castro’s Park Hotel, o Wine Weekend. O evento oferecerá aos convidados 100 rótulos de diferentes tipos de vinhos. Além do vinho, haverá harmonização com jantar português. O lote inicial estará a venda a partir do dia 23/6, no valor de R$ 180,00.

ESCOLHA DO RÓTULO

Segundo a sommelière Ana Cristina Fulgêncio, uma boa dica é prestar atenção na região produtora. Se um argentino for produzido em Mendoza, por exemplo, vale arriscar nas uvas que se dão bem naquela área, como malbec e bonarda.

No Chile, a região do vale do Maipo é ótima para cabernet sauvignon, carménère e syrah, enquanto Casablanca e Valle do Limarí costumam gerar bons exemplares de chardonnay e sauvignon blanc.

A região do Porto, em Portugal, é o endereço certo dos vinhos do Porto (procure por ruby e tawny). Já o Alentejo tem opções de tintos como aragonez e alicante bouschet e de brancos como arinto e antão vaz.

A qualidade dos vinhos brasileiros cresce ano a ano. Segundo Ana Cristina, vale a pena prestar atenção nos rótulos que indicam a produção da região sul, com uvas como merlot e cabernet sauvignon. Ou um sauvignon blanc da serra catarinense.

Dependendo do país de origem, o rótulo tem características próprias.

“Os rótulos franceses são diferentes dos rótulos argentinos e chilenos”, explica Ana Cristina. “Na França, a valorização maior, no rótulo, é para a região e não para a uva utilizada, porque por lá se utilizam muitos blends (misturas de duas ou mais uvas), enquanto nos chilenos e argentinos é mais fácil achar rótulos com o nome das uvas envolvidas na produção.”

Outro indicador no rótulo que pode ser utilizado como critério de escolha de um vinho é a pontuação recebida pela garrafa. Alguns dos principais críticos/premiações do mundo são Robert Parker, Jancis Robinson, “Guia Descorchados” (Argentina, Chile, Uruguai e Brasil), “Decanter”, “Wine Spectator”, “Wine Enthusiast”, “James Suckling”, “Guia Peñin” (Espanha), “Gambero Rosso” (Itália).

Fonte: Estúdio Folha.

SERVIÇO
Wine Weekend
Local:  Av. República do Líbano, 1520 – St. Oeste
Data: 7 a 9 de julho
Horário: A partir das 18h
Maiores informações: aqui ou pelo telefone (62) 3096-2000


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)