Menu aqui

Livro sobre a vida de Pedro Ludovico será lançado hoje (5/7)

0
Posted 5 de July de 2016 by Ton Freitas in Acontece

Biografia do fundador de Goiânia foi escrita pelo jornalista Hélio Rocha

Hélio Rocha sobre Pedro Ludovico Teixeira, tema do novo livro do escritor: “Todos sempre falam muito de como ele era honesto, mas realmente fiquei muito surpreendido com a veemência dessa honestidade”

A vida de Pedro Ludovico Teixeira, uma das personalidades históricas de Goiás mais relevantes no século 20, é tema do novo livro do jornalista e articulista do POPULAR Hélio Rocha. A biografia Tu és Pedro, lançada hoje, às 19h30, no Salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, reúne material de quase um ano de pesquisa, além de cerca de 160 fotos inéditas.

De acordo com o autor, a biografia era um projeto antigo, cuja semente remonta ao final dos anos 1990, quando lançou a primeira edição do livro Inquilinos da Casa Verde, trabalho que compilou fatos sobre governadores de Goiás. “Desde a época, eu nutria a vontade de trabalhar um livro somente de Pedro, primeiro morador do palácio”, relembra Hélio.

Há poucos anos, Hélio voltou à intenção de ir a fundo na história do pioneiro de Goiânia ao fazer uma edição atualizada de Inquilinos. “Neste último ano, entrei na fase mais pesada do trabalho, que é mergulhar na pesquisa e partir para a redação”, conta.

A data de hoje para lançamento da obra não foi escolhida aleatoriamente. “É aniversário do Batismo Cultural de Goiânia”, completa Hélio Rocha, lembrando o evento que foi considerado a inauguração oficial de Goiânia e hoje completa 74 anos.

Surpresas

Embora já tivesse reunido muito material sobre Pedro Ludovico ainda para o livro sobre governadores, há quase 20 anos, Hélio afirma que se surpreendeu com muitas descobertas sobre o fundador da capital de Goiás. “Todos sempre falam muito de como ele era honesto, mas realmente fiquei muito surpreendido com a veemência dessa honestidade”, relata o jornalista.

Hélio conta, por exemplo, que já avançado na carreira política, Pedro pouco tinha amealhado de patrimônio pessoal. “Ele foi o construtor de Goiânia, mas só teve na cidade um imóvel, onde viveu e onde é o museu que leva seu nome.”

Outro episódio narrado por ele é a história de um tratamento de saúde a que teve de se submeter seu filho Goiânio. “Ele não dispunha do dinheiro de imediato e teve de pegar emprestado. Depois de passado tudo, quitou a dívida inteira”, narra Hélio. Além de aspectos da vida pessoal, o escritor também levantou muitos episódios da política.

De sua pesquisa, emergiu um hábil articulador, que sabia não somente lidar com as questões regionais, mas também nacionais. Muitos desses fatos têm a ver com a relação com Getúlio Vargas, nos diversos períodos que este esteve no poder, no pós-Revolução de 30 – quando Getúlio declarou Pedro interventor –, na ditadura do Estado Novo e depois no breve período democrático, antes do suicídio do ex-presidente.

Em sua pesquisa, Hélio também reencontrou mais forte o homem “simples, mas que respondia com firmeza”, que ele mesmo conheceu pessoalmente, embora de longe, ao iniciar a carreira como repórter, na década de 1960. “Eu cobria o palácio, quando Mauro Borges (filho de Pedro) foi governador e Pedro era senador”, recorda-se Hélio.

Em sua narrativa, porém, ele afirma ter focado no homem que emergiu de relatos e documentos a que teve acesso. Para completar, buscou contextualizar os momentos históricos nos quais Pedro esteve inserido. “Tive a preocupação de narrar a vida dele, mas também os fatos que o circundavam”, diz.

Livro: Tu És Pedro – Uma Biografia de Pedro Ludovico Teixeira
Autor: Hélio Rocha
Lançamento: Hoje, às 19h30
Local: Salão Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas

Fonte: O Popular.


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)