Menu aqui

Itália em notas

0
Posted 30 de August de 2013 by Ton Freitas in Espetáculos
orquestra-do-norte

Ao deixar-se guiar pelos ouvidos, a sensação é de que a Itália é aqui. A apresentação da Orquestra e do Coro Sinfônicos de Goiânia no 10º Concerto Oficial da Temporada 2013, que ocorre hoje, a partir das 20 horas no Teatro Goiânia, conta com um repertório dedicado exclusivamente aos grandes compositores italianos. A regência é do maestro curitibano Norton Morozowicz, reconhecido como um dos mais importantes músicos do Brasil e membro da Academia Brasileira de Música. A entrada é franca.

O concerto contará com a participação dos solistas convidados, vindos da Itália, Daniela Pilotto e Sara Bonini (sopranos), Mônica Tagliasacchi (mezzo-soprano), Christian Di Gregorio (tenor) e Valter Bertello (baixo-barítono). “São excelente músicos e eles ficaram impressionados com o nível, com o trabalho e o empenho da orquestra, o que é algo que foge à regra por ser uma cidade tão nova”, conta o maestro Norton Morozowicz. Ao todo participarão do concerto 80 músicos da orquestra e 48 do coro, que ensaiaram juntos por duas semanas.

O programa musical selecionado é aberto com obras famosas de Gioachino Rossini (1792-1868), Giuseppe Verdi (1813-1901), Pietro Mascagni (1863-1945) e Giacomo Puccini (1858-1924). Na segunda parte serão interpretadas algumas trilhas sonoras de filmes assinadas por Ennio Morricone (1928), Eduardo de Cápua (1865-1917), Francesco Sartori (1957) e Giovanni Rota Rinaldi, conhecido como Nino Rota (1911-1979), que é autor da famosa música Speak Softly Love, a mais conhecida composição da trilogia do clássico O Poderoso Chefão, presente nas produções de 1972, 1974 e 1990.

“Vamos mostrar a importância da música italiana no cenário mundial, que é de alto nível para o ouvinte, não sendo nada banal e comercial e que ficou registrada na memória do público. Vai ser um belíssimo espetáculo e uma oportunidade única e rara porque poucos tiveram a chance de ouvir ao vivo as canções que foram imortalizadas no cinema”, destaca o maestro Norton Morozowicz, que foi regente do sétimo concerto oficial da temporada 2013 da Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia no mês de junho e que fez parte da programação do Ano da Alemanha no Brasil.

Segundo o maestro, outro ponto importante do projeto, fruto do convênio entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Federal de Goiás, é o intercâmbio cultural entre os músicos devido à troca de experiência profissional, do diálogo e do conhecimento sobre a força da escola do continente europeu. “Isso vai agregar demais na formação e na carreira de cada um dos integrantes da orquestra e do coro. É preciso dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito. Estou muito feliz por poder fazer parte deste momento enriquecedor”, agradece.

Noite Italiana – 10° Concerto da Orquestra e do Coro Sinfônico de Goiânia

Regente convidado: Norton Morozowicz

Data: Hoje, às 20 horas

Local: Teatro Goiânia (Avenida Tocantins, com Rua 23, Centro)

Informações: 3524-2862 / 2864

Entrada franca

Fonte: Jornal O Popular


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)