Menu aqui

Festival coloca Goiânia no Centro da Gastronomia Nacional

0
Posted 25 de November de 2016 by Ton Freitas in Destaque

O II Festival Gastronômico traz a Goiânia grandes nomes da gastronomia brasileira e internacional, como chef Laurent Suaudeau, o mais renomado chef de cozinha francesa no Brasil, que vai apresentar a aula show Saudade-coquetel de camarão com emulsão de mangaba. Suaudeau se notabilizou pela delicadeza de pratos preparados a partir da mistura a clássica cozinha francesa com ingredientes típicos brasileiros e foi homenageado, este ano, com a mais importante medalha do Governo Francês.

 O melhor da cozinha dos Estados Unidos da América também estará presente no festival. O chef Norte-americano, Jessi J. Martin é um dos convidados especiais festival e vai apresentar a aula show Culinária Americana. O II Festival Gastronômico Goiânia será realizado de 1º a 4 de dezembro, no Centro de Excelência de Esporte (Estádio Olímpico). A promoção é da Goiás Turismo, em parceria com o Sebrae, Senac, Agetop e entidades do Trade Turístico Goiano.

Chefs que se destacam na televisão também vão mostrar seus talentos no Festival. O chef e músico paulistano, Ivan Achcar, faz muito sucesso nas apresentações de receitas tradicionais, com um toque musical. Ele vai apresentar a aula show: Tachada de feijão com pequi. Ivan é autor do livro Quantidades Absurdas e pesquisador da história da alimentação e da cozinha do Brasil, a chamada cozinha crioula. É sucesso na TV desde 2013, quando participou do primeiro reality show de cozinha do Brasil: o Cozinheiros em Ação, no canal GNT, onde é jurado, ao lado do apresentador Olivier Anquier. Ainda para a GNT Achcar criou o programa Food Truck – a Batalha.

Outro chefe de sucesso na televisão é Dalton Rangel, destaque no Programa Mais Você, com Ana Maria Braga, na TV Anhanguera ( Rede Globo) e consultor gastronômico do Programa Hoje em Dia, na TV Record, onde comanda o quadro Hora da Xepa, onde apresenta soluções criativas para o cotidiano dos telespectadores. Foi destaque no eventos Chefs do Brasil, durante a Semana Internacional de Design, em Milão, além de participar do projeto Brasil Fashion and Food, cujo objetivo foi promover a gastronomia brasileira em eventos de moda ao redor do mundo.

Músicos goianos vão apresentar shows gratuitos no II Festival Gastronômico Goiânia, A ação Canja Show terá a participação de Fernando Perillo, Diogo e DJuliano, Grace Carvalho, Lucca Castro, Almir Pessoa, Fernando e Alessandro, Erik Manzotti e Mr Gyn.

Circuito do Conhecimento

O produtor do Rock in Rio, Luiz Cláudio Duarte e a produtora de corridas de aventura, Shubi Guimarães, coordenadora geral do Ecomotion, uma das maiores corridas de aventura do Brasil, serão os palestrantes do Circuito do Conhecimento no II Festival Gastronômico Goiânia. O tema da palestra de Luiz Cláudio Duarte é Produção de Eventos. Dono um portfólio invejável, com megaeventos que atraem milhares de pessoas, como Coca-colaVibezone, Rock In Rio Lisboa, U2 VertigoTour, SpeedExperience (Campeonato Mundial de Snowboardno Brasil), Roda Skol, Fashion Rocks Brasil, Carnaval de Rua do Rio, entre diversos outros, Luiz Cláudio Duarte é engenheiro civil, entrou no mundo dos eventos há mais de 30 anos e se firmou como um dos mais respeitados profissionais brasileiros.

As grandes aventuras vividas por Shubi Guimarães serão retratadas na palestra Eventos: Ecoturismo e Turismo de Aventura. Ela foi produtora da 1ª equipe feminina de corrida de aventura no Brasil e é reconhecida internacionalmente pela experiência na produção de grandes corridas na modalidade. Foi produtora do projeto Experiências ao Ar Livre e é sócia e diretora do Acampamento de Aventura Go Outside. Formada em Educação pela PUC-SP, shubi acredita na utilização do esporte e das atividades ao ar livre para a educação e o desenvolvimento humano.

Também no Circuito do Conhecimento, haverá palestra com um representante da área consular da Embaixada dos Estados Unidos da América sobre o tema Visto Turístico, Intercâmbios e Afins, com informações sobre ações técnicas para intercâmbio e vistos para estudantes. Os conhecimentos sobre alimentação saudável estarão presentes na palestra Certificação Orgânica, apresentada pelo presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica, Ricardo Máximo Filho e pelo engenheiro agrônomo, Paulo Marçal.

Vale ressaltar as ações voltadas para a diversão do público, principalmente as crianças, com a participação da União dos Escoteiros do Brasil. Além de muitas brincadeiras, as crianças vão receber dicas de gastronomia de acampamento. O espaço kids será decorado pelos próprios escoteiros, com um lounge da natureza, onde os participantes vão aprender a fabricar móveis de acampamento, com utilização de bambu.

Haverá também atividades de aventura, com escalada, linha de rapel e fita de highline (slackline nas alturas ). As atividades estarão disponíveis, entre as 18 horas e 22 horas para o público em geral e serão utilizados equipamentos de segurança. O Festival terá ainda praça de alimentação, feira de alimentos orgânicos e espaço para a tradicional cachaça goiana.


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)