Menu aqui

Casa Fora de Casa encerra atividades em encontro com música no Setor Sul

0
Posted 23 de September de 2016 by Ton Freitas in Acontece

Em parceria com Festival Bananada, projeto leva shows e discotecagens para áreas verdes da Praça Cora Coralina, além de apresentar resultados de ações desenvolvidas ao longo do projeto

Resultado de imagem para projeto casa fora de casa

Repensar os espaços públicos com foco nas áreas verdes do Setor Sul foi o mote que impulsionou o projeto Casa Fora de Casa, que desde julho promove ações culturais e de urbanismo tático em diferentes pontos da região de Goiânia. Em sua reta final, o evento agora parte para uma avaliação dos resultados alcançados nas praças do projeto, além de um balanço geral das atividades realizadas ao longo das semanas de execução.

No domingo, 25, o Casa Fora de Casa amplia sua programação em parceria com o Festival Bananada, através de uma tarde com shows e discotecagens especiais na Praça Cora Coralina, local onde foi o ponto de partida do projeto. A proposta é de que todos que participaram do projeto ou aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de estarem nos encontros de conhecerem as ações colaborativas feitas nas quatro praças do Setor Sul.

Com entrada franca, as bandas Rock is Dad, para o público infantil, e a Luziluzia promovem apresentações no meio da Praça Cora Coralina, que dá lugar ao Coletivo Centopeia, que comemora seu aniversário de 09 anos. Além disso, djs como Niela, Carol Tinoco e Clara Jardim incrementam a  festa de encerramento.

Ao longo de quase três meses, o Casa Fora de Casa foi estruturado basicamente em dois eixos de ação. A proposta foi dividir o projeto entre os encontros com a comunidade em quatros pontos da trama de áreas verdes do Setor Sul e as atividades paralelas no Coletivo Centopeia. Nas áreas verdes, os encontros obedeceram a sequência de atividades para o reconhecimento das áreas e das pessoas, brainstorming de ideias para construir uma visão coletiva de futuro para esses espaços públicos, oficinas artísticas para a execução de ideias, festas para celebração do trabalho realizado e por fim, avaliação qualitativa de tudo o que for produzido.

“Desenvolvemos atividades como oficinas de mobiliário urbano, intervenções urbanas com papel e com tecido, rotas e sinalização e construção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados serviram para implementar algumas das ideias que surgirem nos encontros, mas também para capacitar os participantes de novos conhecimentos e linguagens artísticas”, explica o produtor cultural André Gonçalves, coordenador do projeto.

Muito além do Setor Sul

Para esta primeira edição, as ações foram desenvolvidas nas áreas verdes do Setor Sul, que no plano inicial da cidade foram concebidos para serem o espaço vital do bairro, o que não aconteceu durante a sua implantação. “Utilizando atividades pautadas pelo urbanismo tático e variadas oficinas artísticas que produzirão intervenções urbanas, vamos construir uma visão de futuro e coletiva para essas áreas e executar algumas ideias”, explica.

A proposta é de que o Casa Fora de Casa agora saia do Setor Sul e vá para outras regiões da cidade, como o Centro ou ainda o Setor Campinas, pontos históricos de Goiânia. O Casa Fora de Casa é idealizado pela Sobreurbana, que atua colaborativamente com diferentes profissionais que desejam transformar a cidade. É um laboratório de arquitetura pública, de comunicação e de promoção cultural para desenvolver ideias e soluções para a cidade, através de um processo participativo e multidisciplinar.

Acompanhe a programação no site www.casaforade.casa ou nas redes sociais @casaforadecasa

ANOTE
Casa Fora de Casa

Bananada nas Casas
Edição Especial: Casa Fora de Casa + Aniversário do Coletivo Centopeia
Data: 25 de setembro (Domingo)
Local: Praça Cora Coralina (Avenida Cora Coralina)
Horário: 15h
Entrada Franca

Programação:

15h00 – Niela (dj set)
16h00 – Rock is Dad (show para público infantil)
17h30 – Clara Jardim (dj set)
18h30 – Carol Tinoco (dj set)
20h00 – Luziluzia (show)

Entrada Franca
Produção: Sobreurbana
Co-Produção: A Construtora Música e Cultura e Coletivo Centopeia

 


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)