Menu aqui

Carnaval dos Amigos

1
Posted 19 de February de 2014 by Ton Freitas in Sem categoria
01_06_2010b

Um antigo costume que estava esquecido começa a ser retomado em Goiânia, e, a cada ano com mais força: o dos blocos de Carnaval. Com grupos de vários estilos, localidades e datas, eles voltaram e possuem em comum a vontade de reviver as brincadeiras carnavalescas, com direito à marchinhas e fantasias. Sendo assim, o antes morno “reinado de momo” na Capital, vai se tornando aos poucos mais agitado e uma opção real para quem não vai viajar no feriadão.

Para este público o Curta Mais listou os principais blocos de Carnaval que sairão na cidade nos próximos dias. Confira e programe-se.

Carnaval dos Amigos:
Acontecerá no próximo dia 22 de fevereiro, a sua 12º edição. Este ano desfilarão seis blocos, eles se concentrarão a partir das 12 horas em diferentes bares da cidade. Por volta das 17 horas irão ganhar as ruas da cidade em direção ao Parque Vaca Brava, onde todos os foliões se encontrarão.Para participar da folia nos estabelecimentos da cidade, o valor do abadá (que é sempre desenhado pelo cartunista Jorge Braga) é de R$ 180 com direito a feijoada e Chopp por toda tarde. Já o cortejo pelas ruas da cidade é livre para quem quiser participar. No ponto final dos desfiles acontecerá música ao vivo com diversas bandas. Veja os cinco blocos que irão sair no Carnaval dos Amigos.

Bloco Carnaval dos Amigos
Foi o primeiro grupo a resgatar os antigos blocos de Carnaval e motivou todos os outros. Começou a sair há 12 anos atrás e foi uma iniciativa do advogado Rener Bilac, juntamente com um grupo de amigos, que sentiam falta de um carnaval na cidade com marchinhas. “Esta cultura estava morrendo na Capital. Acho que algumas pessoas daqui nem sabiam o que é confete ou serpentina”, disse Rener.
Data: 22/02, a partir das 12h
Ponto de Encontro: Flamingo – Choperia e Restaurante (Avenida T-04 com Rua T-065, Setor Bueno)

Bloco da Imprensa – Filhos da Pauta
O Bloco era popular nos anos 70, quando havia Carnaval de Rua na Avenida Araguaia. Depois de 30 anos parado foi reativado em 2001 pelo vice-presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI) Danúbio Cardoso e pelo jornalista Bruno Nascimento. “O público alvo são jornalistas, profissionais de imprensa, amigos da imprensa , estudantes de jornalismo e amigos. Mas quem quiser pode participar”, disse Danúbio.
Data: 22/02, a partir das 12h
Ponto de Encontro: Cervejaria Cerrado (Av T 3 2456 – Setor Bueno)

Zeferino
Criado há nove anos pelo cartunista Jorge Braga, o Zeferino, é na verdade uma ramificação do bloco Carnaval dos Amigos. “Ele começou a encher demais então resolvi criar outro bloco”, Todo ano o cartunista planeja uma fantasia diferente para o grupo, mas, prefere ainda não revelar. “Isto é segredo. As pessoas só verão no dia”, disse Jorge. O grupo será animado pela banda do Xéxeu, Noys é Noys, que é também um dos fundadores do bloco.
Data: 22/02, a partir das 12h
Ponto de Encontro:  Espaço Equatore (Av. T-3 – Setor Bueno)

Bloco Não Enche Meu Sax: 
O bloco do saxofonista Fausto Noleto irá sair pela primeira vez. Para a festa, o músico irá se apresentar com a banda Saxafada. No repertório haverá clássicos do samba, como canções de Adoniran Barbosa e Chico Buarque e ainda marchinhas.
Data: 22/02, a partir das 12h
Ponto de Encontro: Quiosque Chopp Brahma – Vaca Brava (Avenida T-3, esquina c/ Avenida T-10)

Confraria Gamboa
Pelo segundo ano no Carnaval dos Amigos a casa trará a alegria do samba, samba enredos e marchinhas que serão interpretados pela cantora Cláudia Garcia e a banda

Cartola do Muçum
Data: 22/02, a partir das 12h
Ponto de encontro: Confraria Gamboa, a partir das 22h. Rua 137, nº 218, Setor Marista.

Bloco do Café Nice
Grupo será animado pela banda de samba Heróis de Botequim e Coró de Pau.
Data: 22/02, a partir das 12h
Ponto de encontro: Café Nice (Avenida T 11, nº 110, Setor Bueno)

Nos dias da festa:

Bloco Gato Pingado:
Com carros de som tocando marchinhas, o grupo sairá da Avenida Circular passará’ animado pela Avenida T-63, seguirá até o viaduto da Praça do Chafariz e volta para o local de origem.
O bloco faz esse cortejo há sete anos e começou de uma conversa do aposentado Paulo Roberto Vilarinho Portela com os amigos, em um bar do Setor Pedro Ludovico, em 2007. Era em plena segunda-feira de carnaval e Paulo, como bom carioca, não se conformava com a cidade vazia nesta época. Sendo assim, ele resolveu montar um bloco no próximo ano.
No começo saiu somente alguns ‘”gatos pingados”, cerca de 150 pessoas. Porém, a cada Carnaval o número de foliões aumentava: no ano passado cerca de 800 pessoas se divertiram com o grupo. Em, 2009, o criador do bloco faleceu, mas o seu filho, Paulo Rioberto Vilarinho Portela Júnior não deixou a festa acabar. Ele é um dos organizadores do evento e tem planos grandiosos para a antes pequena reunião. “Esperamos para este ano cerca de 1.200 pessoas. Queremos que o Gato Pingado se torne um bloco conhecido, como o Cordão Bola Preta, por exemplo, é no Rio de Janeiro”, disse.
Quando: 3/03, a partir das 11h
Ponto de encontro: Concentração no Grillus Bar (Av. Circular, nº 327, Setor Pedro Ludovico)

Galo da Madrugada
Festa surgiu há oito anos e é um bloco de frevo inspirado pelo Galo da Madrugada do Recife. O bloco sairá no dia 4 de março (terça-feira de Carnaval) a partir das 14h. O objetivo é dar uma volta no Parque Vaca Brava ao som do frevo, com suas sombrinhas e bonecões gigantes. O convite é para que as pessoas participem fantasiadas do desfile ou com a camiseta símbolo.
Data: 4/03, a partir das 14h
Ponto de Encontro: Parque Vaca Brava

 

Fonte: Curta Mais
Data: 19/02/2014


Sobre o Autor

Ton Freitas


Um Comentário


  1.  
    Tathiana

    Parabéns pela iniciativa, muito boa! Vamos divulgar mais!!!





Deixe seu comentário


(obrigatório)