Menu aqui

Caipira erudito

0
Posted 12 de July de 2013 by Ton Freitas in Espetáculos
piano

O violeiro mineiro Ivan Vilela e a pianista e flautista goiana Andréa Teixeira se apresentam no Goiânia Ouro

Dois instrumentistas de reconhecimento internacional e que têm em comum a paixão pela cultura popular brasileira. A pianista e flautista goiana Andréa Teixeira e o violeiro mineiro Ivan Vilela colecionam prêmios ao redor do mundo com a apresentação da música genuinamente brasileira, além de se dedicarem às pesquisas sobre o folclore, a cultura caipira e o universo popular.

Juntos, eles gravaram um disco no ano de 2006, em que Ivan arranjou canções de 12 compositores goianos. Hoje e amanhã, promovem este encontro com o público no Teatro Goiânia Ouro, do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, às 20 horas.

Ivan Vilela é uma das maiores autoridades em viola e cultura caipira no País. Atualmente é professor da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CMU-ECA-USP), onde leciona a disciplina História da Música Popular Brasileira, Percepção Musical e Viola Caipira. Historiador, ele é doutor em Psicologia Social pela USP e mestre em Composição pela Unicamp.

No fazer musical já teve seu trabalho indicado e agraciado pelo Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Ibac de Cultura Popular Brasileira, Prêmio Rival-BR, Prêmio Sharp, dentre muitos outros. Desde 1996 realiza concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades da Espanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica e Portugal. No Brasil, foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas, em Campinas (SP), compôs a Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão e ainda tem no currículo mais de cem composições próprias.

PIANO E FLAUTA

Andréa Teixeira é pianista camerista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG) e pesquisadora do Centro de Folclore e História Cultural da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Ela iniciou seus estudos de piano ainda aos 4 anos de idade e os de flauta transversal aos 12, vindo a se formar em piano pela UFG. Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, é mestre em etnomusicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.

Como pianista, foi premiada com o 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Maryse Cheillan, na categoria Excellence-Professional, na França, e com o 1º lugar e como melhor intérprete de Villa-Lobos, no Concurso Nacional Villa-Lobos, em São Paulo.

Também produziu e dirigiu o documentário Reiseiros de Lapinha sobre folia de reis, e coordena a série de discos Sons do Cerrado, produzidos pela PUC-GO, projeto que ganhou os prêmios Pixinguinha e Itaú Cultural.

Mais informações: 3524-2541

Fonte: Jornal O Popular / Taynara Borges

Serviço:

Show: A Viola de Ivan Vilela, com participação de Andréa Teixeira
Data: Dias 12 e 13 de julho de 2013
Horário: 20 horas
Valores: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro – Rua 3, nº 1.016, Galeria Ouro, Centro


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)