Menu aqui

Brasil Sabor 2013

0
Posted 8 de March de 2013 by Comunicação Goiânia Convention in Destaque
ffestival gastronobico

 

8ª edição do Festival Brasil Sabor vai movimentar bares e restaurantes da capital com pratos elaborados com ingredientes regionais

Fonte : Jornal O Popular.

A 8 edição do Festival Brasil Sabor, evento gastronômico promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), já deu a largada para saber quem oferecerá o melhor e mais criativo prato com ingredientes da culinária goiana. O evento, que acontece de 2 a 19 de maio, foi lançado ontem no Boteco Posto 15.

Rafael Campos Carvalho, presidente da Abrasel, adiantou que a 8ª edição terá apenas 15 dias. O dirigente da entidade, que também realiza em novembro o festival De Bar em Bar, de petiscos – os dois eventos são mostras não competitivas –, diz que este ano o formato foi reduzido de 30 para duas semanas para evitar uma maratona gastronômica longa demais.

A comemoração de 80 anos de Goiânia servirá de tema para o festival. Assim, bares e restaurantes participantes vão oferecer pratos com toque regional nos seus cardápios diversificados de cozinha brasileira e internacional. A expectativa de participantes este ano é de 40 estabelecimentos, mesma quantidade do ano passado. “Também vamos intensificar cursos de qualificação em parceria com o Sebrae, além de eventos paralelos como corrida de garçons”, informa.

Com o objetivo do evento é valorizar a gastronomia local, o chef Thiago Meneses vai participar com um prato de língua acebolada. Com 28 anos, o chef que estudou no Instituto Gastronômico (IGA) assumiu recentemente as caçarolas do Bar do Pyri, que há 30 anos funciona no Jardim América e atrai gourmets fãs de especialidades da cozinha nordestina.

O cozinheiro descreve o novo posto como um verdadeiro desafio e conta que adorou o convite dos proprietários, naturais do Piauí. “Cheguei no final do ano passado e tive sinal verde para incrementar o cardápio, cujas vedetes são ainda caldos de rabada, mocotó e chambari. O festival é uma boa ferramenta para atrair novos clientes”, destaca. Ele explica que escolheu servir a língua acebolada no festival para acabar com eventuais preconceitos. “Eu mesmo tinha uma certa estranheza a encarar a língua como comida, mas agora aprecio muito. O prato chega totalmente reformulado”, adianta.

A língua acebolada é uma receita que traz a carne fatiada em tiras, servidas ao molho de vinho branco e acompanhadas com purê de batata, manteiga do sertão, farofa e cebolinha-verde.

Ele explica que tudo é adaptado ao gosto do goiano, que também não gosta da famosa panelinha tão molhada como a original – o arroz mais solto e seco na panela é mais bem-vindo – e nem de carnes “ao ponto ou mal passadas”. Segundo Thiago Meneses, o festival acaba divulgando novos pratos da casa. “Estamos fazendo testes para lançar outras novidades como o caldo verde, à base de couve para quem chega ao bar de dieta, e outro diferenciado com mandioquinha”, contou.

Tato Lemos, 25, outro chef participante do evento pela Cervejaria Cerrado, vai divulgar no festival um novo prato: linguiça caipira à parmegiana. “Vou unir o prato clássico da parmegiana com a receita goiana. Toda família local faz linguiça em casa, seja frita, no arroz, no churrasco e em outras ocasiões. Este prato agrega presunto e mussarela, que tornam o conjunto ainda mais sofisticado e inspira preparo de linguiças diferenciadas em casa”, explica.

Em 2012, almôndegas compuseram o prato do festival elaborado pelo chef que, segundo Tato Lemos, também é uma comida simples e bastante querida do paladar local.


Sobre o Autor

Comunicação Goiânia Convention


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)