Menu aqui

Nos Caminhos Afro

0
Posted 27 de October de 2014 by Ton Freitas in Eventos
ICAP_5597BA1BE4E858820B06

A mostra itinerante “Nos Caminhos Afro”, com fotografias de Pierre Fatumbi Verger, chega a Goiânia em setembro e fica aberta ao público até 30 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Oscar Niemeyer. De notável qualidade plástica, as fotografias que compõem a exposição revelam a proximidade de povos de origem afrodescendente com o continente-matriz, a África. São registros sobre o cotidiano, a cultura e a religiosidade de descendentes de africanos no Brasil e em mais de 20 países.

“Nos Caminhos Afro” é um convite a uma viagem no tempo com destino às sutilezas e às peculiaridades do universo interpretado por um fotógrafo-viajante, que realizou longas expedições de 1932 a 1970. O interesse de Verger pelo povo de origem africana o levou a destinos como Cuba, Haiti, Serra Leoa, Santo Domingos, Estados Unidos, e outros.

Além das fotografias, os visitantes podem assistir a dois vídeos. São eles “Olhares Nômades” (2005) e “Mensageiro entre dois mundos” (1999). O primeiro é composto por trilha sonora original e 600 fotografias sobre a cultura popular nordestina. Já o segundo trata-se do documentário de Lula Buarque de Holanda, no qual Verger aparece em sua última entrevista antes de morrer, feita pelo artista Gilberto Gil.

A exibição da exposição em Goiás marca a última etapa de um projeto de itinerância que percorreu outras três cidades brasileiras. A mostra foi vista por mais de oito mil pessoas em Campina Grande, Teresina e Campo Grande. O projeto de itinerância é uma realização da Fundação Pierre Verger com financiamento da Petrobras por meio do Programa de Incentivo Petrobras Cultural.

Serviço
Exposição “Nos Caminhos Afro”
Quando: 
até 30 de novembro
Horários de visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h
Onde: Museu de Arte Contemporânea – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (62) 3201-4905 | www.ccon.go.gov.br

 

Fonte: Curta Mais


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)