Menu aqui

8 motivos para se orgulhar de Goiânia

0
Posted 6 de October de 2016 by Ton Freitas in Acontece

Logo após a concepção da então nova capital do Estado de Goiás,  quase se chamou Petrônia por causa de um concurso de um jornal da época, mas no fim foi batizada como Goiânia. Desde então mais de 80 anos se passaram e a cidade se consolidou em cenário mundial.
Resultado de imagem para goiânia

1. Goiânia está entre as melhores cidades para se viver no Brasil
A capital do estado já se destacava no quesito bem-estar em pesquisas assinadas pela revista Istoé e Austin Rating, além de obter sempre boas colocações nos rankings de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Recentemente segundo  levantamento do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Goiânia é a capital com segundo melhor Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), atrás apenas de Vitória.

Resultado de imagem para qualidade de vida goiania

2. A capital é cidade com maior área verde do Brasil e a 2ª do mundo
Detendo a maior área verde do Brasil, a capital do cerrado, com 94 m² por habitante só perde para Edmonton (Canadá), com 100 m ² por habitante. A taxa de Goiânia supera em quase 8 vezes o recomendado pela ONU (12 m²).

Resultado de imagem para jardim botanico goiania

3.  Goiânia faz parte de um seleto grupo de cidades consideradas mundialmente sustentáveis
Desde o início desta década, a cidade compõe a Rede Urbelac de Cidades Sustentáveis,  criada para o desenvolvimento de projetos que visam a melhoria da qualidade de vida e fomentem a colaboração entre cidades de porte intermediário. Além de Goiânia, fazem parte da rede Bilbao (ESP), Florença (ITA), Trujillo (PER), Bucaramanga (COL) e Manaus (BRA).

Resultado de imagem para ciclovia goiania


4. O maior jato d’água da América do Sul está em Goiânia
Localizado dentro do primeiro patrimônio paisagístico da cidade, o Bosque dos Buritis, o maior jato d’água da América do Sul é uma das atrações do lago principal, que também é cercado por uma harmoniosa e bela vegetação.

Resultado de imagem para jato bosque dos buritis

5. O IPHAN declarou 21 bens como patrimônio histórico nacional na cidade
A Antiga Estação Ferroviária, O Coreto da Praça Cívica, o Trampolim do Lago das Rosas, o Teatro Goiânia, o Museu Pedro Ludovico Teixeira, a Torre do Relógio, são só alguns dos itens tombados em Goiânia.

Resultado de imagem para Trampolim lago das rosas


6. O acervo de Art Decó de Goiânia é um dos mais importantes do mundo

Recém constituída, a cidade foi projetada por Attílio Corrêa Lima. Ao regressar de Paris, o arquiteto se inspirou no momento artístico do período, posterior ao Art Noveau, o Art Decó, que influenciou a construção dos primeiros prédios da capital. Hoje, tombados, o patrimônio Art Decó da cidade inclui 22 prédios, dentre eles o Palácio das Esmeraldas e o Teatro Goiânia.

Resultado de imagem para teatro goiania


7. Goiânia tem a maior feira ao ar livre da América Latina
Iniciada na década de 60, a Feira Hippie sustenta o título de maior feira ao ar livre da América Latina. Hoje o centro de compras têm mais de 6 mil expositores e atrai mais de 30 mil pessoas por domingo, a maioria provinda de outros estados.

Resultado de imagem para feira hippie


8. A cidade verde está entre as 15 melhores cidades do Brasil para se empreender

Foram mapeadas as 32 cidades para se empreender por meio do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) pela Endeavor em 2015. Goiânia se apresentou em 14º lugar, conseguindo índices próximos a cidades mais tradicionais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Resultado de imagem para praça cívica


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)