Menu aqui

14ª Goiânia Mostra Curtas

0
Posted 10 de June de 2014 by Ton Freitas in Eventos
logo_gmc

Inscrições continuam abertas para 14ª Goiânia Mostra Curtas

Considerado um dos mais expressivos festivais brasileiros do gênero de curta-metragem, evento será realizado entre os dias 07 a 12 de outubro 

As inscrições para a 14ª edição da Goiânia Mostra Curtas continuam abertas até o dia 31 de julho. Considerado como um dos mais expressivos festivais brasileiros do gênero de curta-metragem, o evento chega este ano com uma novidade: além das inscrições via Correios, há a possibilidade de se realizar através do site (www.goianiamostracurtas.com.br). Programado entre os dias 07 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO, A Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente e conta o patrocínio da Petrobras e apoio do Sebrae Goiás.

Os curtas-metragens inscritos devem ter sido realizados entre 2013 e 2014 e de até 25 minutos, em 35mm e digital, nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação. Os filmes concorrem a diversos prêmios oferecidos por parceiros da indústria cinematográfica. Com o foco na democratização da produção audiovisual, a Goiânia Mostra Curtas programa anualmente exibições de obras de diferentes formatos, a fim de promover um verdadeiro mosaico cinematográfico.

De acordo com a diretora geral do festival, Maria Abdalla, o evento tem como objetivo divulgar o cinema nacional de curta-metragem, estimular o acesso para formação de uma plateia ávida por filmes feitos por aqui e incentivar a produção do País. “O que a Goiânia Mostra Curtas objetiva é discutir os meios e as estratégias para a distribuição audiovisual e valorizar a diversidade cultural brasileira, tão rica e colorida.”

CURADORIA – Sempre atenta às transformações contextuais e de linguagens pelas quais passa o audiovisual, para a 14ª edição, quem realiza a curadoria da Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Cinema nos Bairros é a própria Maria Abdalla. Já a curadoria da Curta Mostra Goiás é assinada pelo programador e crítico de cinema Rafael Parrode; enquanto a Curta Mostra Municípios fica à cargo do crítico de cinema Fabrício Cordeiro.

E não para por aí. O professor André Barcelos é o curador da 13ª Mostrinha, que alia diversão e educação na sala de cinema, com uma programação especial para o público infantil. O festival também possui uma Mostra Especial, que nesta edição será assinada pelos produtores e curadores Rafael Sampaio e Francisco César Filho. “Além da premiação concedida pelo júri oficial, a Goiânia Mostra Curtas também conta com a participação de júri popular, nas quais o público elege as melhores produções contempladas com o Troféu Icumam”, reitera Abdalla.

Com uma extensa programação totalmente gratuita, o festival é constituído por seis mostras, oficinas, seminários, debates, encontros e exibições em praça pública. Para a diretora, qualquer festival, onde quer que ele aconteça, causa um impacto socioeconômico e cultural. Alguns em maiores e outros em menores proporções. E a Goiânia Mostra Curtas não foge à regra. Em treze anos, por exemplo, o evento atingiu a marca de 221 mil espectadores, levou ao público goiano 1.482 filmes, envolveu 1.674 profissionais e conquistou uma média de 779 parcerias.

PATROCÍNIO – A 14ª edição da Goiânia Mostra Curtas está aprovado na Lei Rouanet e ainda em tramitação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, e na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A produção do festival busca agregar mais parceiros, como empresas da iniciativa pública e privada e do terceiro setor. Apesar da consolidação do evento, Abdalla diz que fazer com que um festival tenha continuidade é um dos principais desafios da produção cultural.

Em tempos de Copa do Mundo e eleições, é fundamental que existam ações que valorizem produções brasileiras. “A Goiânia Mostra Curtas foi o primeiro evento a colocar Goiânia no circuito de festivais do Brasil. Junto com a mostra, vem a qualificação de mão de obra, a formação de plateias, a difusão e democratização das obras audiovisuais. E isto só pode acontecer se o festival agregar parcerias. O poder público e a iniciativa privada devem estar conscientes disto e apoiar projetos relevantes para a sociedade, para a cidade e para o Estado”.

Além de causar um intenso impacto socioeconômico na região, uma das prioridades da Goiânia Mostra Curtas é trazer uma vigorosa produção de todos os cantos do Brasil para Goiás. Para que isto acontece, é necessário, antes de tudo, parceiros para o festival. “O evento influência a economia, o turismo. Também há um enorme intercâmbio cultural entre realizadores de todo o país. Festivais em regiões onde não há tanta tradição na produção cinematográfica são importantes, pois estimulam para que surjam novos realizadores”, comenta Maria Abdalla.

 

SERVIÇO

Inscrições abertas para 14ª Goiânia Mostra Curtas

Data: 13 de maio a 31 de julho de 2014

Aqui: www.goianiamostracurtas.com.br

Inscrições gratuitas

A Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 7 e 12 de outubro de 2014

 

CONTATOS / ASSESSORIA DE IMPRENSA

Clenon Ferreira

Assessoria de imprensa

14ª Goiânia Mostra Curtas

imprensagmc@icumam.com.br

+55 62 8114 3545 (Tim)


Sobre o Autor

Ton Freitas


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário


(obrigatório)